Courses

Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais

O texto da BNCC Ensino Fundamental − esclarece que nesta etapa de ensino, a intencionalidade pedagógica deve envolver a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem. Segundo o documento, “(...) tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos”.

Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a ampliação do nível de autonomia e a afirmação de sua identidade − a BNCC Ensino Fundamental, propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo. Ou seja: “(...)ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender”.

Além disso, compreendemos que a proposta pedagógica deve assegurar, ainda, um percurso contínuo de aprendizagens e uma maior integração entre as duas etapas do Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental, damos continuidade ao trabalho desenvolvido, considerando a pedagogia vivencial, na qual, de acordo com o interesse despertado através de motivadores como temas atuais e projetos de investigação, possibilitamos o contato direto com animais, plantas, jogos, brinquedos, livros, novas tecnologias, usando esse interesse aguçado para inserir os conteúdos pertinentes ao grupo da faixa etária dos(as) alunos(as).

Posso ajudar?